IMPORTANTE: A equipe VNG-TEEN submeteu todas as respostas aqui apresentadas a avaliação da direção da igreja e todas estão respaldadas na bíblia, ou nos costumes da igreja. Outro detalhe é que não temos a pretensão de ditar o CERTO ou ERRADO, nem impor VERDADES ABSOLUTAS, mas apenas trazer um pouco de "luz" aos seus entendimentos, deixando claro em nossas reuniões a autoridade dos pais (ou responsáveis) sobre eles.
1 Cor 13:9-12 – Porque, em parte conhecemos, e em parte profetizamos; mas, quando vier o que é perfeito, então o que é em parte será aniquilado. Quando eu era menino, pensava como menino; mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. Porque agora vemos como por espelho, em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei plenamente, como também sou plenamente conhecido.
SOBRE A VOLTA DE CRISTO E O CÉU
1- NO CÉU A GENTE VAI TER UMA CERTA IDADE PARA SEMPRE?
RESPOSTA: No céu, o tempo não conta e quando estivermos lá não sofreremos os seus efeitos, ou seja, não envelheceremos. Quem envelhece está no processo de morte (nascer, crescer, envelhecer e morrer), mas no céu a morte não existe.
Apoc 21:4 – Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.
2- O QUE VAI ACONTECER COM AS GRÁVIDAS E COM O BEBE QUE ESTIVER NASCENDO NA VOLTA DE CRISTO? ELE VAI SER BEBE NO CÉU?
RESPOSTA: Todas as crianças e os crentes fiéis ao Senhor serão arrebatados ao céu (Mt 19:14 – Jesus, porém, disse: Deixai os meninos, e não os estorveis de vir a mim; porque dos tais é o reino dos céus.). Mas se o bebê vai continuar assim, ou não, a bíblia não revela. E se ela não diz, não podemos e nem devemos inventar uma resposta. O mais importante é estar no céu, seja como um bebê, criança ou adulto, estar no céu é o que importa.
Mat 24:19 – Mas ai das grávidas e das que amamentarem naqueles dias!
Essa advertência não tem nada a ver com o arrebatamento, mas é importante esclarecer sobre as crianças que estiverem no ventre materno:
No caso das mães salvas, não há a menor dúvida que a mãe e a criança serão arrebatadas. Porém no caso das mães não salvas, há dois entendimentos, um de que não há motivos para que o processo natural da gestação seja interrompido e a criança permaneça no ventre, nascendo normalmente no período da grande tribulação. E outro, que crê, que a vida gerada no ventre, ainda que não nascida (Sl 139:16 - Meus ossos não te eram encobertos, quando fui formado ocultamente e tecido nas profundezas da terra. Teus olhos viram meu corpo ainda informe (ou meu embrião), e em teu livro foram registrados todos os meus dias; prefixados, antes mesmo que um só deles existisse!) será arrebatada para a eternidade.
3- DEPOIS QUE MORRERMOS, VAMOS PODER VOAR?
RESPOSTA: Há 2 ocasiões na Bíblia que mostram isso: primeiro no arrebatamento da igreja, ela subindo aos céus para se encontrar com Jesus nas nuvens (1 Tess 4:16-17 – Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.) e depois no estabelecimento do reino milenar do Senhor Jesus, descendo do céu sobre o Monte das Oliveiras (Zc 14:4,5 – Naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente ... Então virá o Senhor meu Deus, e TODOS OS SANTOS com ele).
4- CASO TENHA PERDIDO UM MEMBRO AQUI NA TERRA, LÁ NO CÉU VOU TER DE VOLTA?
RESPOSTA: No céu não haverá defeito, seja de nascença, ou por acidente. Nós teremos um novo corpo, sem defeitos, falhas, ou doenças, ou seja, no céu nós seremos perfeitos.
1 Cor 15:40-44, 51-54 – Há corpos celestes e há também corpos terrestres; mas o esplendor dos corpos celestes é um e o dos corpos terrestres é outro. Um é o esplendor do sol, outro o da lua, e outro o das estrelas; e as estrelas diferem em esplendor umas das outras. Assim será com a ressurreição dos mortos. O corpo que é semeado é perecível e ressuscita imperecível; Se há corpo natural, há também corpo espiritual. É semeado em desonra e ressuscita em glória; é semeado em fraqueza e ressuscita em poder; é semeado um corpo natural e ressuscita um corpo espiritual (...) Eis que eu lhes digo um mistério: nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta. Pois a trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados. Pois é necessário que aquilo que é corruptível se revista de incorruptibilidade, e aquilo que é mortal, se revista de imortalidade. Quando, porém, o que é corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal, de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: "A morte foi destruída pela vitória".
SOBRE RELACIONAMENTO
5- É PECADO CASAR COM UMA PESSOA QUE NÃO É EVANGÉLICA?
RESPOSTA: Não é pecado, é falta de sabedoria. Uma pessoa evangélica (de verdade) não dificilmente te incomodará com vícios, maus hábitos e costumes. E será fiel a você, porque o seu propósito primeiramente é ser fiel e agradar a Deus, o seu desejo mais profundo é morar no céu.
Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos. 2 Cor 6:14
Se um reino estiver dividido contra si mesmo, não poderá subsistir. Mc 3:24
6- QUAL O MOMENTO CERTO DE NAMORAR?
RESPOSTA: Para namorar é preciso que haja um mínimo de maturidade. Maturidade é a capacidade de um indivíduo para assumir responsabilidades (ter consciência do que quer; saber definir; analisar; agir no momento certo).
Exemplo: Maturidade é quando um rapaz entende que para namorar ele precisa estar trabalhando e não ser um mero dependente do papai e da mamãe; ou quando uma moça decide assumir as tarefas da casa como forma de aprendizado para assumir o seu próprio lar; e também quando o rapaz ou a moça rejeita qualquer compromisso que possa atrapalhar o bom andamento ou a conclusão dos seus estudos.
Ter responsabilidade é um sinal claro de maturidade.
7- É PECADO FICAR SOLTEIRO A VIDA TODA?
RESPOSTA: Não, na verdade, o apóstolo Paulo aconselha os solteiros a não casarem. Digo, porém, aos solteiros e às viúvas: é bom que permaneçam como eu. Mas, se não conseguem controlar-se, devem casar-se, pois é melhor casar-se do que ficar ardendo de desejo. 1 Co 7:8-9,32-34 Digo, porém, aos solteiros e às viúvas, que lhes é bom se ficarem como eu. Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se (...) Gostaria de vê-los livres de preocupações. O homem que não é casado preocupa-se com as coisas do Senhor, em como agradar ao Senhor. Mas o homem casado preocupa-se com as coisas deste mundo, em como agradar sua mulher, e está dividido...
8- O QUE DEVO FAZER QUANDO EU SEI QUE UMA AMIGA ESTÁ NAMORANDO ESCONDIDO? CONTO PARA OS PAIS DELA, OU CONTINUO ESCONDENDO O SEGREDO POR ELA?
RESPOSTA: Ser amigo de verdade é não ser omisso, nem cúmplice de atitudes erradas. Não devemos trair a confiança de ninguém, mas se houver algum perigo, precisamos “pesar” as consequências e tomar providências sérias para o bem da pessoa. Mas não havendo perigo de dano a vida, ou a integridade física, dê a pessoa a chance de revelar a verdade e não aceite que ela continue no erro.
A resposta sincera é como beijo nos lábios. Prov. 24:26
Pois estamos tendo o cuidado de fazer o que é correto, não apenas aos olhos do Senhor, mas também aos olhos dos homens. 2 Cor 8:21
Vivam entre os pagãos de maneira exemplar para que, mesmo que eles os acusem de praticar o mal, observem as boas obras que vocês praticam e glorifiquem a Deus no dia da intervenção dele. 1 Pe 2:12
Eis o que devem fazer: Falem somente a verdade uns com os outros e julguem retamente em seus tribunais; Zac 8:16
9- QUAL O MOMENTO CERTO DE CASAR?
RESPOSTA: Quando se pretende casar, é preciso que ambos, além de maturidade tenham bom senso. O casamento não é apenas uma festa bonita, mas é uma relação contínua e que envolve sérios compromissos: todos os dias tem que ter comida na mesa 4 a 5 vezes ao dia, todo mês tem conta de água, luz, imposto, aluguel, tem que ter roupa de cama, mesa e banho, tem que ter roupa pra vestir, sapato para calçar, e por aí vai.
Como saber o momento certo? Quando eu for capaz de sustentar todos estes compromissos, teoricamente, eu já posso casar.
Não faria sentido dar resposta a esta pergunta sem formular a seguinte e que responderemos em 3 quandos e 1 então:
9.1- EU ESTOU ME PREPARANDO PARA O MOMENTO DO CASAMENTO?
RESPOSTA: Quando(1) eu penso em envolvimento sem compromisso (namorar, ficar), minha mente revela meu despreparo, minha imaturidade (que é o mesmo que infantilidade e criança não namora).
Quando(2) eu desperdiço meu tempo com distrações fora de época, eu gasto indevidamente meu tempo, não aproveitando-o adequadamente e trazendo algum prejuízo por ter “queimado etapas” (Criança = brinca; Adolescente = estuda; Jovem = namora; Adultos se casam, constituem família, as sustenta e protege).
Quando(3) eu deixo de me aplicar nos estudos para ter um futuro melhor, eu perderei no futuro as melhores oportunidades de garanti-lo (um bom emprego, por exemplo, que me trará conforto e paz – casa própria, carro, lazer, etc).
Então(1), para eu conseguir dinheiro, eu preciso de um bom emprego. E para tê-lo eu vou precisar estar preparado (estudar muito, fazer uma boa faculdade, falar outros idiomas, ou ser muito bom naquilo que eu faço para trabalhar como autônomo).
10- SE NO MEIO DA MINHA CAMINHADA, EU ACHAR UMA PESSOA QUE EU GOSTE, MAS QUE NÃO QUER SEGUIR O MESMO CAMINHO QUE EU, O QUE DEVO FAZER? DEVO ABANDONAR MEU FUTURO PARA SER FELIZ COM ESSA PESSOA, OU DEVO SEGUIR NO MEU CAMINHO?
RESPOSTA: Em primeiro lugar: de acordo com a pergunta, esta pessoa que “você” gosta está definida pelo que ela quer! E ela não quer seguir o mesmo caminho que você.
Em segundo lugar: E qual é o seu (nosso) caminho? Ser amigo de Deus empenhado em não desagradá-lo, desejamos uma vida eterna no céu, viver os dias amando o nosso próximo e a nossa família, honrando nossos pais e sendo luz do mundo e sal da terra. Esta pessoa não quer nada disso (relacionamento com Deus).
Em terceiro lugar: O que aconteceria se eu deixasse este “caminho”? Eu posso estar abrindo mão da minha própria salvação e estaria deixando de influenciar uma pessoa positivamente para ser influenciado negativamente.
Você está diante de uma ESCOLHA e ela não existe sem comparação de valores. O que for mais valioso, ou mais importante para você é o que será escolhido. Mas cuidado, nem sempre a nossa escolha é a mais correta, procure bons conselheiros.
Exemplo: Uma amiga, escolheu casar-se com um rapaz que ia na igreja (e até se batizou) só para poder namorar com ela. Depois do casamento, ele a proibia de ir a igreja e ela por fim acabou esfriando por mais de 10 anos afastada da igreja. Ela não conseguia ter paz em sua consciência por causa do seu afastamento, até que numa situação muito difícil ela decidiu voltar a buscar o Senhor e retornou para a igreja (isso faz muitos anos). Mas até hoje, seu marido continua sem qualquer interesse por igrejas.
Amós 3:3 – Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?
SOBRE CURIOSIDADES
11- POR QUÊ EXISTEM VÁRIOS TIPOS DE COR DE OLHOS?
RESPOSTA: Apesar de não ser uma pergunta de cunho bíblico, achamos por bem trazer algum esclarecimento a este fato curioso:
A parte colorida dos olhos é chamada de íris. Ela possui o pigmento melanina, que é responsável por determinar a cor dos olhos. Quanto maior a concentração dessa substância, mais escura é a coloração. A cor da íris pode variar desde azul até castanho (parecido com marrom).
Boa parte das crianças nasce com os olhos azuis. No entanto, alguns escurecem durante os três primeiros anos de vida. Esse processo ocorre porque a melanina, geralmente, não está presente no nascimento e passa a ser produzida ao longo do tempo.
Fonte:http://www.dgabc.com.br/Noticia/1541125/por-que-as-pessoas-tem-cor-dosolhos-diferente
Pedro Antônio Nogueira Filho, é especialista em Córnea do Hospital de Olhos Paulista, de São Paulo.
Trazendo para o lado espiritual, existe uma passagem bíblica interessante sobre os olhos da noiva de Jesus no livro de Cantares de Salomão, cap 1:15, que diz: Eis que és formosa, ó meu amor, eis que és formosa; os teus olhos são como os das pombas. O sentido espiritual deste texto é muito significativo para nós: Isto quer dizer que o Senhor vê a beleza nos olhos da igreja, o Senhor os compara aos olhos da pomba, o olhar da pomba é o olhar do Espírito Santo. A pomba simboliza o Espírito Santo (Mar 1:9,10 – E aconteceu naqueles dias que veio Jesus de Nazaré da Galiléia, e foi batizado por João no Jordão. E logo, quando saía da água, viu os céus se abrirem, e o Espírito, qual pomba, a descer sobre ele;). Estamos falando de um olhar sem maldade, um olhar sereno, tranquilo e a igreja olha assim para o Senhor Jesus, sem o olhar da carne, mas com o olhar do Espírito Santo.
E por que os olhos? Porque o olho reflete a luz, você só enxerga porque o olho tem os elementos necessários para refletir a luz e a densidade da luz recebida é proporcional à capacidade dele refletir essa luz.
A beleza da igreja está no olhar dela porque ela reflete a luz de Jesus, ela reflete a sua revelação. Sem esta luz, não tem como agradar a Deus. Ele olha para o crente e deseja ver um olhar iluminado com a sua própria essência: que é a luz. A igreja fiel, a noiva que o Senhor Jesus quer, tem que ter um olhar que reflita em si a sua luz maravilhosa.
A revelação de Deus em nossas vidas é algo dinâmico, um processo contínuo, cada dia o Senhor se revela a nós com um algo novo (nunca conheceremos a Deus completamente, somente no céu) e a cada dia há um renovar do seu projeto para as nossas vidas e como a cada dia as trevas são mais densas, a luz tem que ser mais intensa, brilhando com maior intensidade.
A igreja precisa enxergar o caminho e para isso é preciso que ela reflita a luz, que reflita Jesus que é a revelação, então ela enxerga o caminho com nitidez. Quem está na luz, quem está na revelação, quem está no Espírito, quem está em santificação, enxerga o caminho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário