NAMORO CRISTÃO – “A ESCOLHA”.
“Não é bom que o homem esteja só” – Gen. 2:18-24
INTRODUÇÃO:
Dando continuidade ao assunto Namoro Cristão, em primeiro lugar precisamos relembrar que namoro não é passatempo e pode trazer consequências para os envolvidos. Namoro sem propósito (Ficar) é alimentar a carne. O presente ensino não é salvo conduto, muito menos incentivo para os adolescentes saírem por aí namorando, etc. trata-se apenas de uma orientação, sendo os pais os responsáveis pela monitoração da vida de seus filhos. Eles determinam as regras.
Hoje iremos estudar alguns aspectos importantes na criação de Adão e Eva, tais como:
- O aparente propósito de Deus de que o homem fosse o único de sua espécie (verso 20 b – mas para o homem não se achava ajudadora idônea);
- A aparente mudança de ideia do criador (verso 18 – Não é bom que o homem esteja só) após observar que todos os animais tinham seus pares, criados por Ele, macho e fêmea; e
- A criação da mulher (Eva), retirada do próprio corpo de Adão, da sua costela e não uma boneca de barro como foi Adão antes que o sopro de Deus lhe desse vida.
DESENVOLVIMENTO:
Gen. 2:18 expressa que Deus avaliou que “não era bom que o homem estivesse só”, pois todos os demais animais criados eram macho e fêmea, mas o homem não tinha um par semelhante.
Se o homem permanecesse só, era possível que ele fizesse uma escolha por algum dos animais. E caso você não saiba e quão inacreditável que possa parecer, há casos de escolhas desta natureza mesmo nos ditos, “tempos modernos”. É um exemplo a milionária Sharon Tendler que ficou conhecida nos tabloides e revistas de fofoca por se casar com um golfinho numa cerimônia luxuosa em um suntuoso Resort israelita no ano de 2005.
Trazendo a figura dos animais em sentido meramente figurado, comparando a sua representatividade com a natureza carnal do homem (não transformada pelo toque do Espírito Santo) daqueles que não conhecem o Senhor Jesus e nem o servem, como nós outrora também éramos, até que tivemos o nosso encontro pessoal com o Senhor Jesus.
O mundo está repleto de “feras do campo”, pessoas que vivem por seus instintos e desprovidas do temor de Deus e da consciência de santificação de vida (1 Pe 1:16 - Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo). E se um adolescente escolher metaforicamente:
a) Um leão / uma leoa – Neste relacionamento as marcas serão na carne e pode levar a morte espiritual.
b) Uma águia ou outra ave do céu – Este namoro (aventureiro) poderá levá-lo para longe do caminho do Senhor.
c) Uma zebra – Aqui ele pode levar mutos coices (violência).
d) Uma tartaruga – Assim como Israel esteve numa caminhada para a terra prometida, a igreja hoje está numa jornada para a eternidade e este relacionamento o deixaria para trás. Um atraso não apenas espiritualmente falando, mas enquanto ele se distrai o tempo passa e a vida acontece para todos a sua volta (estudos, trabalho, casamento, etc).
Deus tinha um propósito na vida de Adão e por isso interviu na situação criando Eva para ser sua “ajudadora”. Como se deu?
a) Deus fez cair um pesado sono sobre Adão:
Um sono pesado é muito importante quando se trata de namoro. Na maioria dos casos, os adolescentes que deveriam estar dormindo, estão de olhos bem abertos.
Dormir é “descansar no Senhor”. Quem está dormindo não está percebendo o que ocorre a sua volta. O sono pesado reflete uma total sensação de segurança e paz.
Um detalhe interessante: enquanto dormimos, o corpo está trabalhando: o coração não dorme, pulsa o sangue no corpo empurrando alimento e oxigênio; os pulmões oxigenam o sangue, fundamental para o funcionamento do cérebro; os rins trabalham eliminando as substancias toxicas do organismo; o cérebro e todos os demais órgãos permanecem trabalhando (acordados), nenhum deles pára suas atividades nem por um segundo.
Descansar no Senhor é sinônimo de estar vivo, e o crente está vivo quando está envolvido com as atividades do Corpo de Cristo, que é a igreja, realizando a obra de Deus.
b) Tirou uma costela:
A companheira de Adão para uma vida inteira saiu do “corpo”, a nossa companhia perfeita (se vier de Deus) sairá do Corpo de Cristo e se encaixará perfeitamente do nosso lado. Como sendo o nosso complemento, mesmo não sendo uma pessoa perfeita.
c) Deus a trouxe:
Eu gosto de ficar imaginando a cara de Adão acordando, se espreguiçando, cara amassada, vista embaçada..., daí ele olha e lá vem o Senhor, mas desta vez tem alguém do lado Dele, um ser inigualável, incomparável e nunca visto antes (até aquele dia não existia). De uma coisa eu tenho certeza: ele ficou maravilhado!
CONCLUSÃO:
Uma certa vez eu fiz uma pergunta a uma moça, criada na igreja desde pequena e muito ansiosa quanto as questões de namoro. Eu perguntei se ela cria que Deus tem o melhor para ela? A resposta foi SIM. Daí eu complementei: Pois é, mas Deus também tem o melhor para os rapazes (servos fiéis a Ele) da sua igreja. Então, se você quer um bom casamento, não seja apenas uma boa crente, seja uma excelente crente, seja uma benção e Deus vai te separar para uma dessas pessoas e seu lar será uma referência.
Há uma escolha a ser feita, mas ao invés de escolher uma pessoa, escolha ser uma benção e Deus colocará alguém muito especial em seu caminho para te dar um lar verdadeiramente abençoado!
Que Deus nos abençoe.